TERAPIA SISTÊMICAS DE FAMÍLIAS (Casal e Individual) - CONSTELAÇÕES

TERAPIA SISTÊMICAS DE FAMÍLIAS (Casal e Individual) - CONSTELAÇÕES

TERAPIA SISTÊMICAS DE FAMÍLIAS (Casal e Individual) - CONSTELAÇÕES


Constelação Familiar é um método eficiente para reconhecer emaranhamentos na vida familiar, trazendo relaxamento e compreensão nas situações problemáticas vivenciadas na família. Isso permite que o amor flua novamente entre os membros do sistema familiar.

O que é Constelação Familiar?

A Constelação Familiar é um método sistêmico-fenomenológico, desenvolvido por Bert Hellinger, que descobriu a respeito do amor entre os membros do sistema familiar. Esse amor, de acordo com Bert Hellinger, segue certas ordens ocultas, despertando muitas vezes uma lealdade inconsciente entre os membros da família, que leva a repetições de destinos difíceis. 
Ele descobriu que a grande maioria dos problemas enfrentados pelos clientes se deve a problemas de exclusões e separações que aconteceram em gerações anteriores e não a eventos da biografia do cliente. 
Hellinger chamou estes problemas de emaranhamentos.
A colocação de uma constelação familiar é uma forma de trazermos à luz os emaranhamentos sistêmicos e de acompanharmos uma solução que permita a reconciliação e a reunificação familiar, desatando laços do destino familiar. 
A ampliação destes conceitos para a esfera de grupos como empresas, escolas, instituição jurídica, confirmou que a abordagem das constelações familiares é bastante eficiente às relações humanas.

As Ordens do Amor

Muita gente julga que o amor tem o poder de superar tudo, que é preciso apenas amar bastante e tudo ficará bem. (…). Para que o amor dê certo, é preciso que exista alguma outra coisa ao lado dele. É necessário que haja o conhecimento e o reconhecimento de uma ordem oculta do amor. ” 

Bert Hellinger

Essas ordens vêm sendo ignoradas por toda a história da humanidade, causando grandes desarmonias, conflitos e dores em escala individual e coletiva.
•A primeira lei se refere à pertinência: Todos têm o igual direito de pertencer.
•A segunda lei se refere ao equilíbrio entre dar e receber.
•A terceira lei diz que há uma hierarquia de tempo: os mais antigos vêm primeiro e na sequencia os mais novos.

Como são realizadas as constelações familiares?

A Constelação Familiar não requer a presença de toda a família, pois trabalha-se o sistema familiar a partir de uma única pessoa. 
É uma abordagem realizada com as pessoas presentes em um grupo, ou também, pode ser feita individualmente no consultório, onde os familiares serão representados por bonecos e outros objetos.

Como acontece a constelação familiar em grupo? 

Nas constelações em grupo são reunidas pessoas que desejam constelar uma situação de vida/tema e pessoas que desejam presenciar e participar das constelações, mas sem expor nenhuma situação-problema.
Primeiramente, levamos os integrantes do grupo a se abrirem à força do Amor presente em seus campos familiares, em sintonia com uma atmosfera de paz e confiança.
Posteriormente, o cliente apresenta de maneira sucinta o assunto da sua vida que deseja ver resolvido através da constelação familiar, falando a respeito e /ou permanecendo centrado em seu interior, nada dizendo. 
Passamos ao seguinte passo que é a escolha dos representantes de seus familiares (pais, filhos, irmãos, cônjuge, etc.) e/ou tema (profissão, sintomas físicos, etc.). Após a escolha dos representantes, o cliente permanece assistindo à sua constelação tendo a oportunidade de observar a situação de conflito que determinou o bloqueio do amor e/ou também é chamado a fazer parte em sua constelação ao lado dos representantes. 
Os representantes, na constelação familiar, são posicionados de acordo com a imagem interior que o cliente tem a respeito do assunto que deseja constelar e, posteriormente, são orientados pelo terapeuta a se esvaziarem de seus próprios pensamentos e julgamentos e a se colocarem à serviço do campo familiar do cliente.
Os participantes, escolhidos como representantes, não têm prévio conhecimento do cliente, nem de sua família e sua história, o que não influi para que o sistema de informações que envolve o problema familiar se abra e se desenvolva naturalmente. Os representantes, percebem em si atitudes, jeitos, sentimentos e pensamentos reais dos personagens que eles estão representando, sendo que mais tarde o próprio cliente confirma as sensações   descritas e os movimentos como sendo verdadeiros.
A sintonia com a força do campo familiar do cliente, impulsiona os representantes a tornarem visível, através de movimentos e sentimentos, a raiz do problema, sem interpretá-los. Algumas vezes perguntas pontuais podem ser feitas pelo terapeuta, em outras ocasiões, segue-se em silêncio os movimentos profundos da alma familiar. 
Assim, os movimentos essenciais do sistema familiar são trazidos à luz, sem interpretações ou julgamentos, seguindo-se “as ordens do amor”, e o amor em ordem, passa a fluir livremente e cada membro retoma ao seu lugar no sistema familiar. 
As sensações e emoções vividas durante o trabalho das constelações familiares sistêmicas são profundamente reveladoras e não são incomuns situações complexas de vida serem resolvidas em uma constelação familiar.

Como acontece a constelação familiar no atendimento individual?

A constelação familiar no atendimento individual reunirá apenas o terapeuta e o cliente que deseja constelar uma situação de vida/tema. Se for importante para o cliente ele poderá levar acompanhantes.
São utilizadas peças de madeiras, bonecos apropriados ao trabalho sistêmico, pedras, figuras, ou qualquer outro objeto para determinar os “personagens” ou circunstâncias da vida do cliente. O terapeuta, ao mesmo tempo, irá assumir a representação dos “personagens” na constelação do cliente.
O cliente permanece assistindo à sua constelação tendo a oportunidade de observar a situação de conflito que determinou o bloqueio do amor e/ou é chamado a fazer parte em sua constelação familiar através da percepção de suas sensações emocionais, físicas e compreensões profundas que tocam sua consciência, como também, a liberação de cargas emocionais que tinham a ver com os laços do destino familiar. 
A sintonia com a força do campo familiar do cliente, impulsiona os movimentos dos objetos, que são conduzidos pelo terapeuta e/ou pelo próprio cliente, de forma a tornar visível a raiz do problema, sem interpretações. Algumas vezes perguntas pontuais podem ser feitas pelo terapeuta, em outras ocasiões, segue-se em silêncio os movimentos profundos da alma familiar. 
Assim, os movimentos essenciais do sistema familiar são trazidos à luz, sem interpretações ou julgamentos, seguindo-se “as ordens do amor”, e o amor em ordem, passa a fluir livremente e cada membro retoma ao seu lugar no sistema familiar. 
As sensações e emoções vividas durante o trabalho das constelações familiares sistêmicas individuais são profundamente reveladoras e não são incomuns situações complexas de vida serem resolvidas em uma constelação familiar.

Qual a diferença entre o trabalho de constelação em grupo e o individual?

Os resultados são os mesmos, apenas o procedimento é diferente. 
No trabalho em grupo, são solicitados que representantes entre as pessoas do grupo auxiliem na dinâmica, fazendo o papel de “personagens” envolvidos na questão do cliente. Estes representantes comunicarão as sensações que têm nos papeis e se movimentarão em busca do caminho de solução para a questão. 
Na constelação individual, o próprio cliente perceberá as sensações e sentirá o caminho de solução e terá através do terapeuta a representação dos “personagens”.

Quais os temas que podem ser constelados?

Relacionamento familiar /casal /pais e filhos /irmãos / etc.
Relacionamento afetivo /namoro/ noivado/etc.
Questões financeiras/prosperidade/dinheiro.
Profissão/caminho profissional/relacionamento no trabalho/sucesso profissional.
Sintomas físicos/emocionais/distúrbios alimentares/vícios.
Maternidade/paternidade/questões com fecundidade/abortos/perdas de filhos/adoção.
Autoestima/medos/culpa.
Crianças/escola/comportamento.
Negócios.

A constelação familiar pode ser procurada em qualquer circunstância ou tema em que você deseja abrir caminhos novos, encontrar soluções, sentir-se aliviado, entender o outro e a você mesmo, com autonomia e força diante de seu campo familiar, a partir da gratidão e honra aos seus pais e seus antepassados.
As constelações familiares devem ser tomadas com respeito, nunca por mera curiosidade, dada a profundidade desta abordagem sistêmica direcionada para as forças que regem a vida em nosso sistema familiar.

Esta abordagem tem relação coma alguma religião?

Não. A abordagem não está ligada a nenhuma religião ou credo. Também não implica a necessidade de que o cliente creia em nada previamente. É uma abordagem baseada na experiência a partir das constelações familiares realizada por Bert Hellinger. 
Atualmente, os experimentos do fundador Bert Hellinger, evoluíram para a Hellinger Sciencia, que é uma ciência do amor do espírito. Se trata de uma ciência universal das ordens do convívio humano.
Por que essa ciência se chama Hellinger sciencia? Responde Bert: “eu obtive estes insights como também os descrevi. Eu os testei na prática e publicamente. Por isso muitos puderam verificar o efeito destes insights em si mesmos como também nas suas relações e suas ações.  Nisso se mostram que aqui se trata realmente de uma ciência”.
O tratamento médico e as constelações familiares: o que devo fazer?
O trabalho com as constelações familiares não é um substituto para o tratamento médico. Devemos sempre considerar a medicina e seus recursos convencionais e/ou aquilo que seja bom e importante para o cliente.
A constelação familiar é um método de ajuda eficaz para solucionar emaranhamentos relacionados aos vínculos familiares e padrões sistêmicos, trazendo alívio e ordem para o sistema familiar, com a liberação de destinos pesados e funestos. Não recomendamos a ninguém que retire seus medicamentos e nem prescrevemos medicamentos a ninguém no trabalho de constelações familiares. 
O trabalho não é realizado com o foco na doença, pois a constelação familiar não é um trabalho de diagnóstico médico e não há pretensão de substituição do tratamento médico ou da medicina. 
A abordagem sistêmica está pautada nas “Ordens do Amor”, e quando os membros do sistema familiar são vistos, respeitadas e honrados, efeitos terapêuticos ocorrem para o cliente. 

Quantas sessões são necessárias para o cliente trabalhar uma questão pessoal?

A constelação familiar sistêmica, por trabalhar a alma familiar e os vínculos de amor e ordem, produz um resultado já na primeira sessão e abrirá inúmeros insights ao cliente no decorrer do tempo.
A constelação familiar produz efeitos em sintonia com a família e pessoas não presentes durante a constelação também receberão os benefícios das “Ordens do Amor”.
Não é marcado um retorno do cliente, pois o conteúdo do trabalhado irá se desenvolver naturalmente e o mesmo poderá voltar com outro assunto, no prazo que ele mesmo determinará, normalmente após alguns meses ou ano (s).

Contato:
Cel: 19 - 9 9138 8608
elidamec@uol.com.br
 

 

Voltar